Aquele que pensa, filosofa.

domingo, 20 de março de 2011

Ser ou não ser

     Sempre que possível, nas horas vagas, costumo conversar com um bom amigo, que conheço há bastante tempo. Entre um momento e outro, conversamos sobre diversos assuntos e claro, também falamos sobre relacionamentos.
     Lembro-me de ter comentado estar em um momento mágico da minha vida, focada em alguns objetivos profissionais, no entanto estava curiosa para saber por que meu amigo em questão nunca ficava com ninguém.
     A resposta foi um tanto curiosa. Ele me explicou que tinha curiosidade de ficar com alguém, porém nunca viria a consumar esse desejo. Eu perguntei se nunca, sob nenhuma hipótese. Argumentei que ninguém poderia ficar tanto tempo sozinho.
     O meu amigo em questão é homossexual. Até aí nada demais. Ele também é religioso, cristão metodista e caso não saibam, nessa crença homossexualismo é pecado, não importa o contexto.
     Fiquei perplexa e até hoje ainda penso em seu dilema: instintivamente ele não sente atração pelo sexo oposto e sente no fundo do seu coração identificação com sua religião, com os ensinamentos de Jesus, expostos no novo testamento. Como conviver com realidades tão diferentes?
    Ele está convicto de que seus desejos pessoais devem ficar em segundo plano. Que seu desejo é sua grande tentação. Achei bastante irônico, típico da vida.
    Para as coisas que não têm explicação, esse meu amigo costuma dizer: “Coisas da vida”. Acho que são mesmo. Não tenho como dizer em seu lugar o que o fará feliz, se é seguindo seu coração ou sua mente, isso só ele pode responder. Espero que ele não sinta falta de outras coisas, já que somos feitos de alma e corpo, mente e coração.
    Não é uma escolha fácil e esses desejos nunca poderão andar lado a lado. Será que Deus entenderia como pecado a inclinação desse amigo?  
    Sabemos o que nós, seres humanos julgamos como certo ou errado e ainda travamos uma longa batalha pelo respeito ao próximo e as suas escolhas. Isso, porém é diferente. Será que meu amigo está errado para Deus? Será que Deus o vê segundo suas preferências e atitudes ou segundo seu coração? Seu coração é pérfido e impuro por ter essa preferência? Jesus alguma vez citou que homossexualismo era pecado ou foram homens que o fizeram? 
   Fica aqui a pergunta para a qual eu ainda não tenho resposta: Deus se agradará do sacrifico do meu amigo por estar longe do “pecado” ou por fazer aquilo que o faz feliz?

3 comentários:

  1. Acho que temos o direito de escolher o que queremos para nossa vida, não é a toa que Deus nos dá opções!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o texto,interessante discutir sobre esse tema, religião e homossexualidade,pq nas igrejas todos fingem não ver mas sabem que acontece!!!!!!!

    Bianca

    ResponderExcluir
  3. Se cada vez mais falarmos sobre esse assunto quem sabe um dia esse preconceito absuro acabará.

    ResponderExcluir